*Post das percepções da aula do DOC e a leitura dos trabalhos acadêmicos de
TORRES, 2014 e SANTOS, 2020.
Já que não podemos usar sangue de verdade que tal um "sangue" fake para as aulas de sistema ABO?!
Ah se eu fosse você prof ficaria até o final desse post.
Ensinar genética pode se tornar muitas vezes um terror, tanto para os profs quanto para os alunos. Sabemos que dentro de Ciências/Biologia esse é um dos conteúdos mais temidos pelos estudantes.
Mas com um pouco de criatividade podemos mudar a visão deles e tornar a aprendizagem desse conteúdo um pouco mais lúdica e divertida.
Confesso que não conhecia essa prática até que minhas colegas maravilhosas de DOC Juliana Taques e Talita Tanes me apresentou (e que aula?!). Para quem não sabe sou estudante de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo (IFES/EDUCIMAT).
Durante as aulas de Tópicos Avançados em Tendências em Educação Contemporânea - Carlos Pires e Marize Passos fomos desafiados a elaborar aulas e aplicá-las com os colegas sobre Metodologias Ativas e foi assim que conheci essa prática maravilhosa.
Em uma aula de Blended Learning (Ensino Híbrido), as colegas desenvolveram uma série de atividades e uma delas foi a prática sobre a identificação do tipo sanguíneo.
E eu já aposto que você deve estar se perguntando?! Como fazer e claro que eu vou contar o que é esse tal sangue fake!!!
Para a simulação da tipagem sanguínea você irá precisar de Leite e corante na cor vermelha, para simular os reagentes Anti-A e Anti-B utilizaremos água e vinagre. Onde o vinagre gerará reações positivas de aglutinação e a água reações negativas de aglutinação.
É necessário que você prof monte kits de análises dos tipos sanguíneos (use recipientes p/colírios ou o que você conseguir adaptar).
Para a montagem dos kits deve se respeitar a seguinte organização definida por Santos, 2020:
Figura 1- Tabela retirada do trabalho acadêmico de Santos, 2020 sobre a montagem dos kits.
Fonte: Santos, 2020
Montando esses 04 kits que deverá sempre conter 01 amostra de "sangue" e 02 reagentes você precisará de lâminas para que seus alunos possa definir os tipos sanguíneos.
Eu fiquei e continuo ✨IMPACTADA com essa prática, ainda farei esse ano com meus alunos do 9º ano!
Deixo aqui meu agradecimentos às maravilhosas que apresentaram essa prática, Ju e Talitech vocês são sensacionais.
Estudar tem dessas coisas não é profs?! Se atualizar e trazer muitas novidades para meus alunos e para vocês profs!
Deixem aqui nos comentários se vocês querem essa prática em vídeo e claro deixe seu like!
TEMOS UM ROTEIRO INCRÍVEL PARA VOCÊ CASO QUEIRA REPRODUZIR EM SUA AULA!
Abraços e beijinhos pedagógicos