top of page
BLOGUESSORA, PRAZER!
OI PROFS! TUDO BEM? (já conhece esse bordão, né?!)
É um imenso prazer tê-los aqui comigo... Sejam bem-vind@s!
Professora de Ciências e Biologia e Itinerário formativo (since 2016) no município de São Mateus-ES... Empreendo na educação desde 2018 com a produção e comercialização de modelos didáticos, tornando suas aulas de ciências e biologia ainda mais criativas.
Hoje além dos modelos, comercializamos também atividades interativas e lúdicas, e também promovemos oficinas e cursos de formação para professores.
Conheça nossos materiais e cursos!
Aproveite tudo que possamos oferecer por aqui :)
TRAJETÓRIA ACADÊMICA
PRÊMIOS
EMBAIXADORA
1º Lugar Regional Prêmio Educação Empreendedora, SEBRAE.
2021
EDPUZZLE
2021
EDUCAMARKET
2022
PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Uno Celular: uma proposta de atividade de revisão dos conceitos da Biologia Celular
Os jogos educativos com finalidades pedagógicas promovem situações de ensino e aprendizagem, além de possibilitar expansão do conhecimento por meio do desenvolvimento da iniciativa (Moyles, 2002). É importante que os jogos sejam utilizados como instrumentos de apoio e como reforço de conteúdos já apreendidos, fazendo com que o aluno se sensibilize na construção do seu conhecimento com oportunidades prazerosas para o desenvolvimento de suas cognições (Jann; Leite, 2010; Duarte et al., 2012).
A perspectiva dos alunos com deficiência visual sobre o ensino de embriologia na educação básica
O ensino de embriologia é visto como um desafio entre os professores e alunos pela escassez de material didático que auxilie na atribuição da informação verbal. O conteúdo encontra-se restrito em textos e imagens nos livros didáticos e não atende ao contexto inclusivo dos alunos deficientes visuais. Neste sentido, este estudo propôs analisar como o conteúdo de Embriologia Humana tem sido trabalhado com alunos deficientes visuais matriculados em salas de ensino regular nas escolas estaduais do município de São Mateus-ES. Foram entrevistados três professores que atuam no ensino de Ciências e Biologia, um professor que atua na educação especial e quatro alunos deficientes visuais de três escolas estaduais do município de São Mateus-ES para conhecer a realidade escolar, o suporte pedagógico utilizado em sala e os desafios enfrentados na temática de inclusão. Constatou-se que o conteúdo de embriologia é ensinado de modo superficial com apoios limitados, oferecidos tanto pelas escolas quanto pelos docentes
Construção de modelos didáticos para o ensino do desenvolvimento embrionário humano
A gente consegue criar uma imagem e saber que uma coisa tão minúscula tem tanta informação: um estudo de caso com deficiência visual e modelos didáticos de células
Há uma grande necessidade de produção e adaptação de recursos curriculares para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual, para que eles possam ser agentes ativos no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo a construção e análise da contribuição efetiva do uso de modelos didáticos tridimensionais durante aulas de Citologia para um estudante com deficiência visual. Foi realizado um estudo de caso, iniciado com entrevista prévia, discussão do conteúdo com modelos e entrevista final para a avaliação dos recursos utilizados. Como resultados, obtivemos a construção de nove modelos de organelas, um modelo de membrana plasmática, uma célula procarionte, duas células eucariontes (uma animal e outra vegetal) e seis fases da mitose, totalizando 19 modelos. Os resultados ainda indicaram que os recursos didáticos foram extremamente importantes para a motivação do estudante com deficiência visual, pois ajudaram a promover o processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a fixação do conteúdo e facilitando a percepção de detalhes através do tato, possibilitando ao aluno a construção de seu próprio modelo didático tridimensional.
Biologia Inclusiva: desenvolvimento de materiais didáticos para pessoas com deficiência visual
A inclusão de pessoas com deficiência visual em salas de aulas regulares representa um conjunto de desafios no processo de ensino e aprendizagem não apenas para os educandos que apresentam esse tipo de deficiência, mas também para os professores, que devem estar aptos à efetiva satisfação desse trabalho inclusivo. Muitos conteúdos dentro das disciplinas de Ciências e Biologia apresentam um alto grau de complexidade e dificultam ainda mais o processo de aprendizagem, principalmente quando se há um grande apelo visual para a compreensão, sentido esse que é impossibilitado as pessoas com deficiência visual. Assim o estudo teve por objetivo a confecção de materiais inclusivos para o ensino Ciências e Biologia, representados por modelos tridimensionais de biscuit com características que respeitam as necessidades de alunos com deficiência visual e tenha através do tato sua via de aprendizagem. Como resultado obtivemos a produção de sete materiais didáticos tridimensionais em subáreas dessas disciplinas que em estudos anteriores não apresentaram poucos materiais sendo produzidos ou nenhum. Materiais didáticos tridimensionais são fundamentais para estudantes com deficiência visual, principalmente quando esses são produzidos com um custo baixo, servindo de inspiração para professores reproduzirem em suas salas de aulas.
A compreensão das diferentes fases embrionárias é dificultada, em geral por falta de modelos tridimensionais que representem as várias fases da evolução ontogênica intra-uterina, principalmente em mamíferos. O alto custo dos modelos, que é um excelente recurso didático, dificulta a sua aquisição, tornando-os de difícil acesso na maioria das escolas. Assim objetivou-se a construção de modelos de baixo custo para o ensino da Embriologia. Para tal, foi utilizada a manipulação da massa de biscuit para a construção dos modelos. Foram desenvolvidos doze modelos como material didático de apoio para a disciplina de Embriologia.
bottom of page